|| Aquecedor

Aquecedor

Os  principais tipos de aquecedores são: a GÁS, ELÉTRICO e SOLAR.  Todos eles têm utilidades semelhantes: aquecedor ambientes, piscinas ou a água para uso doméstico (banho, cozinha etc). Os aquecedores SOLARES, movidos a energia solar, são os mais econômicos. Quando usados para aquecer a água da casa, são compostos por um reservatório térmico e placas coletoras que ficam expostas ao sol, em geral, em cima dos telhados. Para aquecer as piscinas, o Solar utiliza placas de poliuretano que podem ficar no chão perto da piscina e não utiliza reservatório, tendo um excelente custo benefício.

Já os aquecedores a gás existem de dois tipos: de passagem e de acumulação. O aquecedor a gás de passagem esquenta a água quando ela passa pelo aparelho (queimador)  e, por isso, são muito econômicos, existindo digitais e analógicos. Eles podem ser usados para esquentar a água do banho, da cozinha ou até mesmo da piscina e”spas” quando são  usados modelos especiais. Os aquecedores a gás de acumulação têm a mesma aplicação, com a diferença que eles acumulam a água aquecida dentro de grandes reservatórios e depois distribuem a água conforme o uso. Os aquecedores a gás também podem aquecer o ambiente. Esses aparelhos são desenvolvidos exclusivamente para esse fim e alguns são verdadeiras lareiras que iluminam e enfeitam os quartos e salas no inverno.

O aquecedor elétrico é fabricado, também, de passagem e de acumulação. Sua finalidade é a mesma: aquecer a água da casa, das piscinas ou do ambiente. Este ultimo, pode ser portátil, como eletrodomésticos com rodinhas que se movimentam aquecendo os diversos ambientes da casa, deixando-a mais aconchegante. Os acumuladores elétricos de acumulação são reservatórios térmicos (chamados boilers) que usam resistências elétricas poderosas e aquecem a água toda da casa que depois vai ser distribuída no momento do uso.